Pular para o conteúdo principal

15 Dicas para um Caderno Bonito e Organizado (o mais completo - 2021)

Você já viu um caderno esteticamente bonito e organizado? Uma busca rápida pelo Google Imagens, no Pinterest ou em Studygrams e você fica impressionado com a forma como os conteúdos são bem distribuídos nas folhas, coloridos e harmoniosos. Mas você sabia que ter um caderno organizado em termos de espaçamento, cores e fontes pode influenciar o seu desempenho na hora de revisar o conteúdo? Por que ter um caderno organizado? Para muito além da beleza, a estética das anotações em um caderno podem trazer benefícios como: Facilidade de localizar conceitos, definições e trechos importantes para as provas; Demonstrar a capacidade de síntese e de organização; Mostrar o seu capricho e dedicação aos estudos. Nesse artigo, reuni todas as melhores dicas de estudantes para construir um caderno com anotações bonitas e organizadas . Observação importante: procurei exaustivamente pela autoria dos cadernos mostrados aqui, mas para alguns não foi possível identificá-los. Caso você conheça a autoria, por

Como escolher a melhor faculdade a distância

Você já se imaginou estudando todos - ou quase todos - os dias de onde você quiser?

Poder viajar com a sua família naqueles períodos em que eles estão de férias, mas você não, e mesmo assim conseguir acompanhar as aulas e realizar as provas de onde quer que você esteja?

Economizar uma boa grana por causa do preço da mensalidade da faculdade e do transporte?

E até mesmo competir de igual para igual no mercado de trabalho, já que o diploma da faculdade a distância e presencial tem o mesmo valor?

Essas são apenas algumas das vantagens de estudar a distância.

Se quiser conhecer mais, talvez você goste desse post em que a gente te conta vantagens incríveis de estudar em EAD.

Se você se interessou pelo modelo de ensino a distância e quer saber tudo sobre o famoso EAD, talvez seja interessante você conhecer critérios importantes para você saber como escolher a melhor faculdade para você.

Levando em consideração minha experiência como aluna do ensino a distância (curso Jornalismo), reuni alguns critérios que vão te orientar nesse momento.

Nesse texto eu vou apresentar a você:
  • O que é e como funciona a faculdade a distância
  • Algumas das vantagens de estudar no EAD
  • Dicas para você escolher a melhor faculdade a distância para você (vamos falar sobre valores, reconhecimento do MEC e mais)
Fique comigo e se ao término da leitura sobrar alguma dúvida, deixe nos comentários.
Como escolher a melhor faculdade a distância

O QUE É E COMO FUNCIONA A FACULDADE A DISTÂNCIA

O ensino a distância é uma modalidade de ensino que ocorre por intermédio de recursos tecnológicos, sem que o aluno tenha que se deslocar até uma instituição de ensino.

No ensino a distância o aluno pode estudar de onde preferir, pois os conteúdos das aulas são disponibilizados por meio da plataforma virtual de aprendizagem da faculdade.

Dependendo da instituição de ensino, é possível assistir às aulas em tempo real, com o professor lecionando ao vivo, e também gravadas.

Os livros e materiais escritos são disponibilizados na biblioteca digital e na própria plataforma de aulas.

As possibilidades de interatividade podem variar de instituição para instituição, mas, em geral, dentro de cada disciplina são oferecidas salas de chat e fóruns para promover as discussões entre os alunos.

As formas de realizar as atividades e provas também podem ser diferentes dependendo da faculdade.

Na minha instituição é possível realizar as atividades avaliativas por meio de um sistema cronometrado e que ocorre dentro de períodos estabelecidos no calendário das disciplinas.

Já as provas devem ser feitas presencialmente na sala de aula do polo presencial.

+ Pode interessar: como é o sistema de avaliação do meu curso a distância
+ Leia também: como é a biblioteca no ensino a distância - todas as funcionalidades em imagens

Também no polo você deve encontrar um tutor ou um orientador educacional que irá te auxiliar ao longo do curso.

Fique atento! É importante saber que há algumas metodologias diferentes, mas parecidas com o ensino a distância: a semipresencial e a telepresencial.

Para saber mais sobre a dinâmica das aulas e os recursos oferecidos, entre em contato diretamente com as faculdades que você tem interesse.

Como escolher a melhor faculdade a distância
Foto de Tima Miroshnichenko via Pexels

VANTAGENS DE ESTUDAR A DISTÂNCIA

Flexibilidade para estudar quando e onde quiser

As aulas em vídeo e os textos escritos, previamente elaborados, distribuídos em uma sequência lógica, exatamente como no presencial, é disponibilizado on-line na plataforma, precisando somente de internet para acessá-lo. Todo o conteúdo fica disponível para ler e reler.

Economia de tempo

Essa é, provavelmente, uma das maiores razões que me fizeram estudar a distância. Quando terminei o meu curso presencial e comecei o curso EAD, eu notei que o meu nível de estresse diminuiu significativamente. Antes, eu passava quase duas horas no trânsito.

Pagar um preço mais em conta

Além da economia com o transporte, a alimentação e alguns custos adicionais, como no curso a distância a instituição não utiliza salas de aula todos os dias, não gasta tanto quanto uma instituição presencial com energia, por exemplo. Não é necessário custear um laboratório de informática porque os alunos já utilizam seus próprios espaços em casa... 

Essas são algumas das razões que tornam a mensalidade da faculdade a distância mais barata. 

DICAS PARA VOCÊ ESCOLHER A MELHOR FACULDADE A DISTÂNCIA PARA VOCÊ

1. Verifique se a instituição de ensino está registrada no MEC

No site do MEC, além de conferir se a faculdade está autorizada a oferecer o curso, você também consegue saber se ela é reconhecida pelo Ministério da Educação e qual é o CI (Conceito Institucional - avaliação feita pelos especialistas do MEC que vão visitar as faculdades e conhecer sua estrutura, gestão, Plano de Desenvolvimento Institucional, políticas para o ensino e políticas de pessoal) e o ICG (Índice Geral de Cursos - avaliação mais ampla considerando todos os cursos da instituição).

ESSA É UMA DICA MUITO IMPORTANTE.

Se a instituição não for autorizada sua formação não terá validade.

+ Pode interessar: descubra em passos simples como consultar a nota de uma faculdade no MEC
+ Veja também: o que é CI, IGC, ENADE e outros conceitos do MEC

Vale lembrar que muitos cursos recentes ainda não tiveram turmas formadas ou, pelo menos, 50% da carga horária cumprida.

Por essa razão, é possível que uma instituição tenha sido autorizada pelo MEC a oferecer o curso, mas ele ainda não passou pela fase de reconhecimento.

Como escolher a melhor faculdade a distância

2. Saiba quem são os professores e quais são as disciplinas que compõem o curso

Uma dica muito interessante e que eu fiz exaustivamente foi entrar no site das instituições a distância e comparar a grade de disciplinas com a de outras faculdades para escolher a melhor.

No meu caso, entrei na página do curso de Jornalismo da minha faculdade e comparei com as disciplinas e a carga horária de cada uma com as disciplinas de uma faculdade presencial que eu queria cursar e que não pude me matricular.

Constatei que as disciplinas eram muito parecidas e a carga horária era a mesma, então cheguei à minha decisão.

Além disso, veja quem são os professores e confira as suas formações acadêmicas.

3. Observe como é a instituição do curso presencial

A maioria das instituições que oferece cursos em EAD já possuem os mesmos cursos na modalidade presencial (aliás, devido a grande procura de interessados no ensino a distância, muitas faculdades prestigiadas estão passando a oferecer cursos nessa modalidade).

Por isso, vale a pena procurar saber se a faculdade presencial é bem avaliada por ex-alunos e pelo MEC, se tem bons espaços físicos e equipamentos tecnológicos de qualidade.

4. Visite o polo presencial

O polo presencial é o espaço em que você fará as provas, poderá utilizar a biblioteca, o laboratório e também conseguirá conversar com a secretaria acadêmica e com o tutor do seu curso.

Dependendo da instituição, podem existir vários polos em uma mesma cidade e ela não precisa ser necessariamente no local em que ocorrem as aulas do curso presencial.

Por isso, faça uma visita.

Converse com a secretaria do polo, tire dúvidas sobre o funcionamento do curso.

Algumas instituições fazem até uma programação especial para acolher os interessados e realizar um tour pelo polo.

Pesquise.

5. Certifique-se de que o preço cabe no seu bolso

Pode parecer óbvio, mas apesar de o preço da mensalidade de um curso em EAD ser muito mais em conta, não são de graça.

Consulte se há descontos nas primeiras mensalidades, se há possibilidades de bolsas ou financiamentos.

Lembrete: Fique à vontade para divulgar o conteúdo do blog, desde que sejam atribuídos os créditos com os devidos links para o conteúdo original – post ou página.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Planner de Estudos em PDF Grátis Para Imprimir (Estudo Bacana©)

O planner é uma ferramenta de planejamento e organização - como uma agenda, mas muito mais detalhada.  Utilizar um planner específico para os estudos pode aumentar em níveis surpreendentes o seu foco no que é importante, a sua noção de onde você está dentro da programação e o que há por vir. No artigo de você você vai descobrir: O que é um planner A vantagens de utilizar um planner específico para estudos Como é o planner gratuito do Estudo Bacana Como baixá-lo E cá entre nós... não é porque é uma criação aqui do Estudo Bacana, mas o planner é lindo , completissimo e feito como um presente para vocês leitores do blog ... de tirar o chapéu! O Planner de Estudos gratuito do Estudo Bacana possui dois modelos com 14 páginas cada um. O que é um planner de estudos? A palavra planner , traduzida do inglês para o português, significa planejador . E é exatamente isso o que faz essa espécie de agenda.  Um planner pessoal pode possuir seções que tem o objetivo de planejar diversas áreas:  Proje

15 Dicas para um Caderno Bonito e Organizado (o mais completo - 2021)

Você já viu um caderno esteticamente bonito e organizado? Uma busca rápida pelo Google Imagens, no Pinterest ou em Studygrams e você fica impressionado com a forma como os conteúdos são bem distribuídos nas folhas, coloridos e harmoniosos. Mas você sabia que ter um caderno organizado em termos de espaçamento, cores e fontes pode influenciar o seu desempenho na hora de revisar o conteúdo? Por que ter um caderno organizado? Para muito além da beleza, a estética das anotações em um caderno podem trazer benefícios como: Facilidade de localizar conceitos, definições e trechos importantes para as provas; Demonstrar a capacidade de síntese e de organização; Mostrar o seu capricho e dedicação aos estudos. Nesse artigo, reuni todas as melhores dicas de estudantes para construir um caderno com anotações bonitas e organizadas . Observação importante: procurei exaustivamente pela autoria dos cadernos mostrados aqui, mas para alguns não foi possível identificá-los. Caso você conheça a autoria, por

Pauta Jornalística: como fazer passo a passo + 3 modelos editáveis gratuitos

Imagem de Daniel Friesenecker por Pixabay Você precisa criar uma pauta para produzir uma matéria mas não sabe como começar? Tem dúvidas sobre quais itens colocar? Não se preocupe : neste artigo você vai encontrar o passo a passo para construir uma excelente pauta. A pauta é o principal instrumento do jornalista para o desenvolvimento de seu trabalho. Com base nas informações colocadas nesse documento o repórter conseguirá guiar as entrevistas, determinar o enfoque da matéria e fazer as imagens e observações mais interessantes para a produção. Inicialmente, a produção da pauta era responsabilidade dos pauteiros, mas com o mercado de trabalho exigindo cada vez mais profissionais multitarefas e ágeis na dinâmica das redações, essa tarefa pode ser feita por editores. + Pode interessar : conheça os cargos e funções em uma redação jornalística + Veja também : quais são os departamentos de uma empresa de comunicação Esses profissionais, após receberem uma informação inicial ou algum indício