Pular para o conteúdo principal

Significados das siglas do MEC: CI, IGC, ENADE, CPC e IDD

As siglas CI, IGC, ENADE, CPC e IDD são conceitos atribuídos pelo MEC às instituições de ensino superior, aos cursos superiores e ao desempenho dos estudantes de ensino superior com base em avaliações realizadas pelos especialistas do Ministério.

Nesse texto eu vou apresentar a você:

  • O que são os conceitos CI, IGC, CPC, ENADE, IDD;
  • A importância desses conceitos para a qualidade do curso e da instituição;
  • Uma informação extra muito importante.

Se após a leitura você tiver alguma dúvida ou quiser que eu esclareça algum ponto, é só deixar nos comentários. É muito importante conhecer esses conceitos e utilizá-los para escolher a sua faculdade EAD.

Quanto maior a nota, melhor avaliada é a instituição.

OS CONCEITOS DO MEC E SEUS SIGNIFICADOS

CI - Conceito Institucional: conceito obtido por meio da avaliação presencial dos especialistas do INEP na instituição de ensino. A nota vai de 1 a 5.

Os especialistas observam como é o espaço da universidade, a acessibilidade, os setores e departamentos (sala dos professores, secretaria acadêmica, diretorias de cursos, salas de aulas, laboratórios de informática, biblioteca etc), como é organizada a documentação escolar dos alunos, como funciona o sistema da faculdade de registro dos dados acadêmicos, entre outros aspectos. O CI também é determinado pela autoavaliação da Comissão Própria de Avaliação de cada faculdade.

IGC - Índice Geral de Cursos: conceito que reúne em um único indicador a qualidade de todos os cursos de uma instituição (incluindo os de graduação, pós-graduação - mestrado e doutorado). A nota vai de 1 a 5.

Os cursos de graduação são avaliados pelo conceito CPC (Conceito Preliminar de Curso) e os de pós-graduação pela nota do CAPES (Coordenadora de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

CPC - Conceito Preliminar de Curso: É a nota do curso da instituição. A nota vai de 1 a 5.

É composto pela nota do ENADE, pelo IDD e por alguns fatores como a titulação dos professores, os recursos didático-pedagógicos, infraestrutura e instalações físicas.

ENADE - Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes: avalia o conhecimento dos alunos no que se refere aos conteúdos e habilidades previstos no currículo do curso. O valor da nota é de 1 a 5.

O curso é avaliado também por meio da nota geral que os alunos obtiveram nesse exame. Esse conceito é obtido a partir de cálculos que envolvem os resultados dos alunos em uma prova aplicada pelo MEC.

IDD - Indicador de Diferença entre o Desempenho Observado e Esperado: Diferença entre os resultados obtidos pelo estudante concluinte de um determinado curso e os resultados médios esperados para os concluintes desse mesmo curso. Varia de 1 a 5.

Significados das siglas do MEC: CI, IGC, ENADE, CPC e IDD

EXTRA

Saiba o que é Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de uma instituição de ensino:

- Autorização: é a autorização concedida pelo MEC a uma instituição afirmando que ela está autorizada a oferecer determinado curso. As instituições passam por uma análise dos funcionários do MEC que verificam se ela realmente possui as condições essenciais para o oferecimento. Obs.: Centros Universitários e Universidades não precisam dessa autorização, pois são instituições com autonomia (exceto para os cursos de Medicina, Odontologia, Psicologia e Direito).

- Reconhecimento: é concedida à instituição pelo MEC quando a primeira turma de um curso completa entre 50% e 70% da sua carga horária (é o caso do meu curso e da minha instituição. O curso de Jornalismo ainda não teve a primeira turma formada). Depois de ser autorizada a funcionar, a instituição passa por uma segunda análise para verificar se realmente os critérios para autorização continuaram a ser cumpridos. Só então é concedido o reconhecimento.

- Renovação de Reconhecimento: A renovação do reconhecimento é feita a cada três anos e considera os resultados obtidos pelo curso nas avaliações.

 As informações desse artigo foram retiradas da página oficial do MEC.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Planner de Estudos em PDF Grátis Para Imprimir (Estudo Bacana©)

O planner é uma ferramenta de planejamento e organização - como uma agenda, mas muito mais detalhada.  Utilizar um planner específico para os estudos pode aumentar em níveis surpreendentes o seu foco no que é importante, a sua noção de onde você está dentro da programação e o que há por vir. No artigo de você você vai descobrir: O que é um planner A vantagens de utilizar um planner específico para estudos Como é o planner gratuito do Estudo Bacana Como baixá-lo E cá entre nós... não é porque é uma criação aqui do Estudo Bacana, mas o planner é lindo , completissimo e feito como um presente para vocês leitores do blog ... de tirar o chapéu! O Planner de Estudos gratuito do Estudo Bacana possui dois modelos com 14 páginas cada um. O que é um planner de estudos? A palavra planner , traduzida do inglês para o português, significa planejador . E é exatamente isso o que faz essa espécie de agenda.  Um planner pessoal pode possuir seções que tem o objetivo de planejar diversas áreas:  Proje

15 Dicas para um Caderno Bonito e Organizado (o mais completo - 2021)

Você já viu um caderno esteticamente bonito e organizado? Uma busca rápida pelo Google Imagens, no Pinterest ou em Studygrams e você fica impressionado com a forma como os conteúdos são bem distribuídos nas folhas, coloridos e harmoniosos. Mas você sabia que ter um caderno organizado em termos de espaçamento, cores e fontes pode influenciar o seu desempenho na hora de revisar o conteúdo? Por que ter um caderno organizado? Para muito além da beleza, a estética das anotações em um caderno podem trazer benefícios como: Facilidade de localizar conceitos, definições e trechos importantes para as provas; Demonstrar a capacidade de síntese e de organização; Mostrar o seu capricho e dedicação aos estudos. Nesse artigo, reuni todas as melhores dicas de estudantes para construir um caderno com anotações bonitas e organizadas . Observação importante: procurei exaustivamente pela autoria dos cadernos mostrados aqui, mas para alguns não foi possível identificá-los. Caso você conheça a autoria, por

Pauta Jornalística: como fazer passo a passo + 3 modelos editáveis gratuitos

Imagem de Daniel Friesenecker por Pixabay Você precisa criar uma pauta para produzir uma matéria mas não sabe como começar? Tem dúvidas sobre quais itens colocar? Não se preocupe : neste artigo você vai encontrar o passo a passo para construir uma excelente pauta. A pauta é o principal instrumento do jornalista para o desenvolvimento de seu trabalho. Com base nas informações colocadas nesse documento o repórter conseguirá guiar as entrevistas, determinar o enfoque da matéria e fazer as imagens e observações mais interessantes para a produção. Inicialmente, a produção da pauta era responsabilidade dos pauteiros, mas com o mercado de trabalho exigindo cada vez mais profissionais multitarefas e ágeis na dinâmica das redações, essa tarefa pode ser feita por editores. + Pode interessar : conheça os cargos e funções em uma redação jornalística + Veja também : quais são os departamentos de uma empresa de comunicação Esses profissionais, após receberem uma informação inicial ou algum indício