No primeiro módulo do curso de Jornalismo EAD (Ensino a Distância) eu produzi, pela primeira vez, uma matéria jornalística.
Foi um trabalho muito prazeroso, mas eu tive que enfrentar muitas situações diferentes pela primeira vez.
Separei alguns pontos da minha experiência para compartilhar com vocês.
Nesse post eu vou apresentar a você:
O passo a passo foi o seguinte:
Mais abaixo eu dou detalhes sobre cada uma das fases.
Exemplo: o primeiro módulo era formado pelas disciplinas Jornalismo na Sociedade, Estudos Sociais, Imagem e Construção Social e Texto e Construção Social.
Desta forma, para desenvolver o trabalho foi necessário analisar a atividade cultural e social da cidade, tomar fotografias que retratassem a cidade e escrever a matéria atendendo às especificidades da linguagem jornalística.
Precisávamos retratar na matéria, algum aspecto que fosse representativo da cidade em que vivíamos.
Para o meu PL, escolhi falar sobre a Lagoa do Taquaral, o mais conhecido parque da cidade de Campinas e também sobre o papel inclusivo que ele desenvolve, possibilitando realizar em seu espaço, corridas inclusivas.
Na pauta são colocados o assunto, o recorte do tema, as possíveis fontes a serem consultadas, os contatos, sugestões de imagens etc.
Antes de elaborar minha pauta eu sondei possíveis fontes para me contar um pouco mais sobre o assunto e, em seguida, anotei todas as informações na pauta.
Todas as ideias de ângulos e concepções das fotografias eu também anotei na pauta.
Eu já disponibilizei três modelos editáveis de pauta aqui. Que tal conferir?
+ Pode interessar: como fazer uma pauta jornalística passo a passo + 3 modelos editáveis
Marcamos na Lagoa do Taquaral mesmo, em um domingo, dia de corrida inclusiva.
Na data marcada, me encontrei com meu entrevistado já com as perguntas todas anotadas em um caderno.
No final das contas nós engatamos uma conversa que abordou tudo o que precisava ser conferido e de forma muito mais descontraída.
Foi o momento mais especial do trabalho.
No mesmo dia eu também tirei as fotografias do local e do personagem (como chamamos a pessoa envolvida na matéria).
O meu curso oferece aulas de todas as ferramentas do pacote Adobe, incluindo o Photoshop.
Assisti a todas as aulas e editei conscientemente as imagens.
Também revi a aula sobre a criação de legendas e escrevi as minhas.
Recorri à lista de tópicos avaliados pelos professores para checar se tudo estava em ordem (inclusive o número de caracteres.
Isso foi o que mais tive dificuldade, pois amo escrever bastante.
A matéria foi em um arquivo e cada uma das fotografias separadas.
Lembrete: Fique à vontade para divulgar o conteúdo do blog, desde que sejam atribuídos os créditos com os devidos links para o conteúdo original – post ou página.
Foi um trabalho muito prazeroso, mas eu tive que enfrentar muitas situações diferentes pela primeira vez.
Separei alguns pontos da minha experiência para compartilhar com vocês.
Nesse post eu vou apresentar a você:
- O objetivo do trabalho;
- O tema;
- O passo a passo para o desenvolvimento da matéria;
O passo a passo foi o seguinte:
- Redação da Pauta
- Marcação das Entrevistas
- Entrevista e Fotografias
- Redação da Matéria
- Edição das Fotos e Redação das Legendas
- Revisão Final
Mais abaixo eu dou detalhes sobre cada uma das fases.
Minha primeira Matéria Jornalística: experiência e passo a passo
O OBJETIVO DO TRABALHO
Os Projetos Laboratoriais acontecem todos os módulos e são disciplinas que reúnem, de forma prática, o conhecimento adquirido em todas as disciplinas que compõem determinado módulo.Exemplo: o primeiro módulo era formado pelas disciplinas Jornalismo na Sociedade, Estudos Sociais, Imagem e Construção Social e Texto e Construção Social.
Desta forma, para desenvolver o trabalho foi necessário analisar a atividade cultural e social da cidade, tomar fotografias que retratassem a cidade e escrever a matéria atendendo às especificidades da linguagem jornalística.
O TEMA
O tema proposto para a matéria foi “Cidades e sociedade”.Precisávamos retratar na matéria, algum aspecto que fosse representativo da cidade em que vivíamos.
Para o meu PL, escolhi falar sobre a Lagoa do Taquaral, o mais conhecido parque da cidade de Campinas e também sobre o papel inclusivo que ele desenvolve, possibilitando realizar em seu espaço, corridas inclusivas.
O PASSO A PASSO
Após a leitura de todo o material, video-aulas da disciplina e modelos de matérias, começamos a colocar em prática aquilo que havíamos aprendido durante o módulo:Redação da Pauta
A pauta é aquilo que orienta o jornalista em relação ao assunto que será coberto e à forma que será realizado o trabalho.Na pauta são colocados o assunto, o recorte do tema, as possíveis fontes a serem consultadas, os contatos, sugestões de imagens etc.
Antes de elaborar minha pauta eu sondei possíveis fontes para me contar um pouco mais sobre o assunto e, em seguida, anotei todas as informações na pauta.
Todas as ideias de ângulos e concepções das fotografias eu também anotei na pauta.
Eu já disponibilizei três modelos editáveis de pauta aqui. Que tal conferir?
+ Pode interessar: como fazer uma pauta jornalística passo a passo + 3 modelos editáveis
Marcação das Entrevistas
Com as informações de contato na pauta, entrei em contato pelo whatsapp do meu entrevistado e marquei uma data e horário que fosse mais confortável para ele.Marcamos na Lagoa do Taquaral mesmo, em um domingo, dia de corrida inclusiva.
Entrevista e fotografias
Na data marcada, me encontrei com meu entrevistado já com as perguntas todas anotadas em um caderno.
No final das contas nós engatamos uma conversa que abordou tudo o que precisava ser conferido e de forma muito mais descontraída.
Foi o momento mais especial do trabalho.
No mesmo dia eu também tirei as fotografias do local e do personagem (como chamamos a pessoa envolvida na matéria).
Redigir Matéria
O próximo passo foi transcrever o áudio da entrevista que eu gravei no celular mesmo e começar a esboçar os primeiros parágrafos seguindo a estrutura de pirâmide invertida, lead e tudo mais.Editar Fotos e Redigir Legendas
Alguns dias depois, me dediquei a editar as fotografias.O meu curso oferece aulas de todas as ferramentas do pacote Adobe, incluindo o Photoshop.
Assisti a todas as aulas e editei conscientemente as imagens.
Também revi a aula sobre a criação de legendas e escrevi as minhas.
Revisão Final
Nesse momento final, fiz a apuração de algumas informações, conferindo se elas, de fato, condiziam com a história do tema, revi as falas, a escrita, as imagens, a estrutura.Recorri à lista de tópicos avaliados pelos professores para checar se tudo estava em ordem (inclusive o número de caracteres.
Isso foi o que mais tive dificuldade, pois amo escrever bastante.
Entrega
Após realizar várias revisões, submeti o trabalho no Ambiente Virtual.A matéria foi em um arquivo e cada uma das fotografias separadas.
Lembrete: Fique à vontade para divulgar o conteúdo do blog, desde que sejam atribuídos os créditos com os devidos links para o conteúdo original – post ou página.
Comentários
Postar um comentário