Pular para o conteúdo principal

Minha primeira Matéria Jornalística: experiência e passo a passo

No primeiro módulo do curso de Jornalismo EAD (Ensino a Distância) eu produzi, pela primeira vez, uma matéria jornalística.

Foi um trabalho muito prazeroso, mas eu tive que enfrentar muitas situações diferentes pela primeira vez.

Separei alguns pontos da minha experiência para compartilhar com vocês.

Nesse post eu vou apresentar a você:

  • O objetivo do trabalho;
  • O tema;
  • O passo a passo para o desenvolvimento da matéria;
  Minha primeira Matéria Jornalística: experiência e passo a passo

O passo a passo foi o seguinte:

  • Redação da Pauta
  • Marcação das Entrevistas
  • Entrevista e Fotografias
  • Redação da Matéria
  • Edição das Fotos e Redação das Legendas
  • Revisão Final

Mais abaixo eu dou detalhes sobre cada uma das fases.

Minha primeira Matéria Jornalística: experiência e passo a passo

O OBJETIVO DO TRABALHO

Os Projetos Laboratoriais acontecem todos os módulos e são disciplinas que reúnem, de forma prática, o conhecimento adquirido em todas as disciplinas que compõem determinado módulo.

Exemplo: o primeiro módulo era formado pelas disciplinas Jornalismo na Sociedade, Estudos Sociais, Imagem e Construção Social e Texto e Construção Social.

Desta forma, para desenvolver o trabalho foi necessário analisar a atividade cultural e social da cidade, tomar fotografias que retratassem a cidade e escrever a matéria atendendo às especificidades da linguagem jornalística.

O TEMA

O tema proposto para a matéria foi “Cidades e sociedade”.

Precisávamos retratar na matéria, algum aspecto que fosse representativo da cidade em que vivíamos.

Para o meu PL, escolhi falar sobre a Lagoa do Taquaral, o mais conhecido parque da cidade de Campinas e também sobre o papel inclusivo que ele desenvolve, possibilitando realizar em seu espaço, corridas inclusivas.

O PASSO A PASSO

Após a leitura de todo o material, video-aulas da disciplina e modelos de matérias, começamos a colocar em prática aquilo que havíamos aprendido durante o módulo:

Redação da Pauta

A pauta é aquilo que orienta o jornalista em relação ao assunto que será coberto e à forma que será realizado o trabalho.

Na pauta são colocados o assunto, o recorte do tema, as possíveis fontes a serem consultadas, os contatos, sugestões de imagens etc.

Antes de elaborar minha pauta eu sondei possíveis fontes para me contar um pouco mais sobre o assunto e, em seguida, anotei todas as informações na pauta.

Todas as ideias de ângulos e concepções das fotografias eu também anotei na pauta.

Eu já disponibilizei três modelos editáveis de pauta aqui. Que tal conferir?

+ Pode interessar: como fazer uma pauta jornalística passo a passo + 3 modelos editáveis

Marcação das Entrevistas

Com as informações de contato na pauta, entrei em contato pelo whatsapp do meu entrevistado e marquei uma data e horário que fosse mais confortável para ele.

Marcamos na Lagoa do Taquaral mesmo, em um domingo, dia de corrida inclusiva.

Entrevista e fotografias


Na data marcada, me encontrei com meu entrevistado já com as perguntas todas anotadas em um caderno.

No final das contas nós engatamos uma conversa que abordou tudo o que precisava ser conferido e de forma muito mais descontraída.

Foi o momento mais especial do trabalho.

No mesmo dia eu também tirei as fotografias do local e do personagem (como chamamos a pessoa envolvida na matéria).

Redigir Matéria

O próximo passo foi transcrever o áudio da entrevista que eu gravei no celular mesmo e começar a esboçar os primeiros parágrafos seguindo a estrutura de pirâmide invertida, lead e tudo mais.

Editar Fotos e Redigir Legendas

Alguns dias depois, me dediquei a editar as fotografias.

O meu curso oferece aulas de todas as ferramentas do pacote Adobe, incluindo o Photoshop.

Assisti a todas as aulas e editei conscientemente as imagens.

Também revi a aula sobre a criação de legendas e escrevi as minhas.

Revisão Final

Nesse momento final, fiz a apuração de algumas informações, conferindo se elas, de fato, condiziam com a história do tema, revi as falas, a escrita, as imagens, a estrutura.

Recorri à lista de tópicos avaliados pelos professores para checar se tudo estava em ordem (inclusive o número de caracteres.

Isso foi o que mais tive dificuldade, pois amo escrever bastante.

Entrega

Após realizar várias revisões, submeti o trabalho no Ambiente Virtual.

A matéria foi em um arquivo e cada uma das fotografias separadas.


Lembrete: Fique à vontade para divulgar o conteúdo do blog, desde que sejam atribuídos os créditos com os devidos links para o conteúdo original – post ou página.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Planner de Estudos em PDF Grátis Para Imprimir (Estudo Bacana©)

O planner é uma ferramenta de planejamento e organização - como uma agenda, mas muito mais detalhada.  Utilizar um planner específico para os estudos pode aumentar em níveis surpreendentes o seu foco no que é importante, a sua noção de onde você está dentro da programação e o que há por vir. No artigo de você você vai descobrir: O que é um planner A vantagens de utilizar um planner específico para estudos Como é o planner gratuito do Estudo Bacana Como baixá-lo E cá entre nós... não é porque é uma criação aqui do Estudo Bacana, mas o planner é lindo , completissimo e feito como um presente para vocês leitores do blog ... de tirar o chapéu! O Planner de Estudos gratuito do Estudo Bacana possui dois modelos com 14 páginas cada um. O que é um planner de estudos? A palavra planner , traduzida do inglês para o português, significa planejador . E é exatamente isso o que faz essa espécie de agenda.  Um planner pessoal pode possuir seções que tem o objetivo de planejar diversas áreas:  Proje

15 Dicas para um Caderno Bonito e Organizado (o mais completo - 2021)

Você já viu um caderno esteticamente bonito e organizado? Uma busca rápida pelo Google Imagens, no Pinterest ou em Studygrams e você fica impressionado com a forma como os conteúdos são bem distribuídos nas folhas, coloridos e harmoniosos. Mas você sabia que ter um caderno organizado em termos de espaçamento, cores e fontes pode influenciar o seu desempenho na hora de revisar o conteúdo? Por que ter um caderno organizado? Para muito além da beleza, a estética das anotações em um caderno podem trazer benefícios como: Facilidade de localizar conceitos, definições e trechos importantes para as provas; Demonstrar a capacidade de síntese e de organização; Mostrar o seu capricho e dedicação aos estudos. Nesse artigo, reuni todas as melhores dicas de estudantes para construir um caderno com anotações bonitas e organizadas . Observação importante: procurei exaustivamente pela autoria dos cadernos mostrados aqui, mas para alguns não foi possível identificá-los. Caso você conheça a autoria, por

Pauta Jornalística: como fazer passo a passo + 3 modelos editáveis gratuitos

Imagem de Daniel Friesenecker por Pixabay Você precisa criar uma pauta para produzir uma matéria mas não sabe como começar? Tem dúvidas sobre quais itens colocar? Não se preocupe : neste artigo você vai encontrar o passo a passo para construir uma excelente pauta. A pauta é o principal instrumento do jornalista para o desenvolvimento de seu trabalho. Com base nas informações colocadas nesse documento o repórter conseguirá guiar as entrevistas, determinar o enfoque da matéria e fazer as imagens e observações mais interessantes para a produção. Inicialmente, a produção da pauta era responsabilidade dos pauteiros, mas com o mercado de trabalho exigindo cada vez mais profissionais multitarefas e ágeis na dinâmica das redações, essa tarefa pode ser feita por editores. + Pode interessar : conheça os cargos e funções em uma redação jornalística + Veja também : quais são os departamentos de uma empresa de comunicação Esses profissionais, após receberem uma informação inicial ou algum indício