Você já viu um caderno esteticamente bonito e organizado? Uma busca rápida pelo Google Imagens, no Pinterest ou em Studygrams e você fica impressionado com a forma como os conteúdos são bem distribuídos nas folhas, coloridos e harmoniosos. Mas você sabia que ter um caderno organizado em termos de espaçamento, cores e fontes pode influenciar o seu desempenho na hora de revisar o conteúdo? Por que ter um caderno organizado? Para muito além da beleza, a estética das anotações em um caderno podem trazer benefícios como: Facilidade de localizar conceitos, definições e trechos importantes para as provas; Demonstrar a capacidade de síntese e de organização; Mostrar o seu capricho e dedicação aos estudos. Nesse artigo, reuni todas as melhores dicas de estudantes para construir um caderno com anotações bonitas e organizadas . Observação importante: procurei exaustivamente pela autoria dos cadernos mostrados aqui, mas para alguns não foi possível identificá-los. Caso você conheça a autoria, por
O mercado do jornalismo hoje em dia é extremamente variado.
Ele permite ao profissional atuar em diferentes frentes e não somente nas redações como repórter, por exemplo.
Pensando nisso, esse módulo do curso de Jornalismo focou o oferecimento de disciplinas na área de negócios em jornalismo, incluindo a assessoria de imprensa.
Continue lendo para conferir:
Assessoria de Imprensa
Dentre os conteúdos estão o histórico da assessoria de imprensa, definição e principais funções; questões éticas relacionadas à profissão, gerenciamento de momentos de crises, como contatar clientes; acompanhamento de processos; avaliação, planejamento e replanejamento; como elaborar um press kit e muito mais.
Nessa disciplina nós estudamos um pouco mais o ato de se comunicar; o que é uma organização; qual o perfil necessário para se tornar gestor de uma organização; elementos da comunicação organizacional e empresarial; processos e técnicas de comunicação para empresas; gestão de recursos humanos, financeiros, materiais e muito mais.
Além disso, não é uma área em que eu me familiarizava. Durante o desenvolvimento da disciplina eu me apaixonei completamente pelo conteúdo e viciei em ler todas as notícias de economia de vários portais de notícia para me manter atualizada e identificar as características aprendidas nas aulas.
Dentre os conteúdos nós vimos: os fundamentos teóricos da economia, entendemos o pensamento econômico e seus movimentos, o papel do jornalista que atua com economia, o desenvolvimento da economia brasileira, os planos econômicos, instituições econômicas, setores e conceitos de microeconomia e macroeconomia.
Fiquei realmente fascinada pela área.
Foi muito gostoso participar desse PL pois senti na prática como é o relacionamento com o assessorado, acompanhei alguns eventos do meu cliente e fiquei muito engajada em conhecer formas de melhorar a imagem dele em sua área.
Para compor o projeto tivemos que escrever um release, tomar fotos e áudio e pensar em formas de melhorar a área de comunicação da organização.
Estou escrevendo um texto contando em detalhes como foi o processo.
Ele permite ao profissional atuar em diferentes frentes e não somente nas redações como repórter, por exemplo.
Pensando nisso, esse módulo do curso de Jornalismo focou o oferecimento de disciplinas na área de negócios em jornalismo, incluindo a assessoria de imprensa.
Continue lendo para conferir:
- As disciplinas desse módulo de negócios em jornalismo com os principais conteúdos
- Um resumo breve sobre o PL - Assessoria de Imprensa
Disciplinas do 5º período do curso de Jornalismo
Assessoria de Imprensa
Comunicação Empresarial e Organizacional
Economia e Jornalismo
Gestão de Negócios em Jornalismo
PL - Assessoria de Imprensa
Assessoria de Imprensa
Minha disciplina preferida do módulo foi Assessoria de Imprensa. Antes de entrar no conteúdo propriamente dito, a professora fez uma contextualização do mercado profissional do jornalista e explicou mais profundamente o que faz um assessor de imprensa e sua relação com outras áreas da profissão.Dentre os conteúdos estão o histórico da assessoria de imprensa, definição e principais funções; questões éticas relacionadas à profissão, gerenciamento de momentos de crises, como contatar clientes; acompanhamento de processos; avaliação, planejamento e replanejamento; como elaborar um press kit e muito mais.
Comunicação empresarial e organizacional
Sabemos que a comunicação é fundamental para todos os tipos de relação. Para o sucesso de uma organização não poderia ser diferente.Nessa disciplina nós estudamos um pouco mais o ato de se comunicar; o que é uma organização; qual o perfil necessário para se tornar gestor de uma organização; elementos da comunicação organizacional e empresarial; processos e técnicas de comunicação para empresas; gestão de recursos humanos, financeiros, materiais e muito mais.
Economia e jornalismo
Estudar economia nesse módulo foi uma grata surpresa. Essa era uma das áreas que eu mais admirava e achava bem difícil, pois o fluxo de informação é muito grande.Além disso, não é uma área em que eu me familiarizava. Durante o desenvolvimento da disciplina eu me apaixonei completamente pelo conteúdo e viciei em ler todas as notícias de economia de vários portais de notícia para me manter atualizada e identificar as características aprendidas nas aulas.
Dentre os conteúdos nós vimos: os fundamentos teóricos da economia, entendemos o pensamento econômico e seus movimentos, o papel do jornalista que atua com economia, o desenvolvimento da economia brasileira, os planos econômicos, instituições econômicas, setores e conceitos de microeconomia e macroeconomia.
Fiquei realmente fascinada pela área.
Gestão de negócios em comunicação
Em gestão de negócios em comunicação nós vimos o que é empreender e a importância de conhecer os processos de negócios na área de comunicação, mesmo que não tenhamos, no momento, a intenção de ter um negócio próprio. Além disso, vimos formas de organização empresarial, a importância da inovação no setor, formas de montar planos de negócio para a empresa e os diferentes tipos de empreendedoresPL - PROJETO DE ASSESSORIA DE IMPRENSA
No Projeto Laboratorial desse módulo nós tivemos que desenvolver um projeto de assessoria de imprensa para um cliente real.Foi muito gostoso participar desse PL pois senti na prática como é o relacionamento com o assessorado, acompanhei alguns eventos do meu cliente e fiquei muito engajada em conhecer formas de melhorar a imagem dele em sua área.
Para compor o projeto tivemos que escrever um release, tomar fotos e áudio e pensar em formas de melhorar a área de comunicação da organização.
Estou escrevendo um texto contando em detalhes como foi o processo.
Comentários
Postar um comentário