Pular para o conteúdo principal

Cronograma de estudos do meu curso de Jornalismo a distância (EaD)

Estudar no Ensino a Distância (EAD) exige do aluno muita autodisciplina, compromisso com os estudos e capacidade de organizar o seu tempo.

Nesse texto eu vou apresentar a você:

  • A importância de organizar estrategicamente os seus horários e conteúdos a serem estudados;
  • O calendário que eu utilizo para me organizar e como ele funciona;

Fique comigo na leitura desse texto.

Se você tiver alguma dúvida ou quiser mais informações referentes ao cronograma, deixe um comentário.

Cronograma de estudos do meu curso de Jornalismo EAD Ensino a Distância

Para organizar a minha rotina de estudos eu utilizo, basicamente, UM CALENDÁRIO:

Calendário de aulas

O Centro Universitário em que eu estudo oferece um calendário com o que eles sugerem que os alunos estudem a cada semana, de modo que, na data prevista para a realização de uma atividade online, o aluno já tenha estudado todo o conteúdo que será exigido em tal atividade.

A cada novo módulo eles disponibilizam um calendário atualizado que é organizado por semanas.

Por exemplo: na semana do dia 04/06 a 08/06 eu preciso estudar a aula 1 de Diagramação e Layout e Produção Jornalística, na semana seguinte, do dia 11/06 a 15/06, preciso estudar Produção Textual e Redação Jornalística e assim por diante.




As datas das atividades pedagógicas online, das aulas e tutorias interativas também aparecem nesse calendário e são encaixadas de acordo com o conteúdo visto.



Desta forma, eu sei exatamente o que estudar a cada dia e, consequente, a cada semana.

Observem que eu vou ticando cada semana que se passa e que completo os estudos.

Particularmente eu achei o calendário muito bom. Lá ao término do módulo, no momento de realizar as provas objetivas e discursivas presenciais, o aluno que seguiu o calendário já estudou todo o conteúdo a tempo.



Os professores de cada disciplina costumam indicar vários livros e é claro que dentro de uma semana não é possível terminar o livro ou mesmo os capítulos que eles indicam, mas o conteúdo da disciplina mesmo dá pra acompanhar certinho.

Os livros eu vou anotando em uma agenda para ler durante os horários de folga durante o dia e nos finais de semana - mas a agenda é tema para outro post.

É claro que uma das maiores vantagens do ensino a distância (EAD) é poder estudar no seu ritmo, mas, para mim, o calendário se encaixou perfeitamente.

Essa é uma sugestão minha e também da instituição em que eu estudo.

Você pode utilizar esse formato de cronograma adaptando as datas e atividades aos seus horários e disciplinas.

+ Pode interessar: como escolhe a melhor faculdade a distância

Cronograma de estudos do meu curso de Jornalismo a distância (EaD)

Também é possível organizar os conteúdos de outras formas, estudando uma aula inteira por dia e reservando o dia seguinte para as leituras dos livros, estudando dois ou três dias por semana e compensando o restante do conteúdo no final de semana, enfim, o ideal é que você entenda que esse planejamento é muito necessário e se você não o fizer, lá no momento de realizar as provas finais você não vai ter visto todo o conteúdo em um tempo adequado e tranquilo para absorver o que foi visto.

Lembrete: Fique à vontade para divulgar o conteúdo do blog, desde que sejam atribuídos os créditos com os devidos links para o conteúdo original – post ou página.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Planner de Estudos em PDF Grátis Para Imprimir (Estudo Bacana©)

O planner é uma ferramenta de planejamento e organização - como uma agenda, mas muito mais detalhada.  Utilizar um planner específico para os estudos pode aumentar em níveis surpreendentes o seu foco no que é importante, a sua noção de onde você está dentro da programação e o que há por vir. No artigo de você você vai descobrir: O que é um planner A vantagens de utilizar um planner específico para estudos Como é o planner gratuito do Estudo Bacana Como baixá-lo E cá entre nós... não é porque é uma criação aqui do Estudo Bacana, mas o planner é lindo , completissimo e feito como um presente para vocês leitores do blog ... de tirar o chapéu! O Planner de Estudos gratuito do Estudo Bacana possui dois modelos com 14 páginas cada um. O que é um planner de estudos? A palavra planner , traduzida do inglês para o português, significa planejador . E é exatamente isso o que faz essa espécie de agenda.  Um planner pessoal pode possuir seções que tem o objetivo de planejar diversas áreas:  Proje

15 Dicas para um Caderno Bonito e Organizado (o mais completo - 2021)

Você já viu um caderno esteticamente bonito e organizado? Uma busca rápida pelo Google Imagens, no Pinterest ou em Studygrams e você fica impressionado com a forma como os conteúdos são bem distribuídos nas folhas, coloridos e harmoniosos. Mas você sabia que ter um caderno organizado em termos de espaçamento, cores e fontes pode influenciar o seu desempenho na hora de revisar o conteúdo? Por que ter um caderno organizado? Para muito além da beleza, a estética das anotações em um caderno podem trazer benefícios como: Facilidade de localizar conceitos, definições e trechos importantes para as provas; Demonstrar a capacidade de síntese e de organização; Mostrar o seu capricho e dedicação aos estudos. Nesse artigo, reuni todas as melhores dicas de estudantes para construir um caderno com anotações bonitas e organizadas . Observação importante: procurei exaustivamente pela autoria dos cadernos mostrados aqui, mas para alguns não foi possível identificá-los. Caso você conheça a autoria, por

Pauta Jornalística: como fazer passo a passo + 3 modelos editáveis gratuitos

Imagem de Daniel Friesenecker por Pixabay Você precisa criar uma pauta para produzir uma matéria mas não sabe como começar? Tem dúvidas sobre quais itens colocar? Não se preocupe : neste artigo você vai encontrar o passo a passo para construir uma excelente pauta. A pauta é o principal instrumento do jornalista para o desenvolvimento de seu trabalho. Com base nas informações colocadas nesse documento o repórter conseguirá guiar as entrevistas, determinar o enfoque da matéria e fazer as imagens e observações mais interessantes para a produção. Inicialmente, a produção da pauta era responsabilidade dos pauteiros, mas com o mercado de trabalho exigindo cada vez mais profissionais multitarefas e ágeis na dinâmica das redações, essa tarefa pode ser feita por editores. + Pode interessar : conheça os cargos e funções em uma redação jornalística + Veja também : quais são os departamentos de uma empresa de comunicação Esses profissionais, após receberem uma informação inicial ou algum indício