Pular para o conteúdo principal

Como montar o Home Office perfeito para estudar em EAD - Ensino a Distância

Estudar na modalidade EAD exige do aluno disciplina, compromisso e a capacidade de se manter focado nos estudos.

A tentação de nos distrairmos ao estudarmos na sala, no sofá ou na cama é muito, muito grande.

Por isso, vale a pena investir em um cantinho na sua casa para uso específico de estudos ou trabalho home office.

Nesse post eu vou apresentar a você:
  • O que é um home office/espaço de estudos;
  • 8 dicas para montar o home office ideal para estudar em EAD;
  • Imagens de home offices inspiradores.

Fique comigo na leitura desse texto e não deixe de comentar ao término da leitura como é o seu espaço de estudos e se essas dicas te ajudaram a imaginar o seu home office perfeito.

COMO MONTAR O HOME OFFICE/ESPAÇO DE ESTUDOS IDEAL


COMO MONTAR O HOME OFFICE/ESPAÇO DE ESTUDOS IDEAL
Pinterest: Glamulet

ILUMINAÇÃO

O espaço precisa ser iluminado: um ambiente escuro atrai o sono, a preguiça, a improdutividade.
Por questões de sustentabilidade e até fisiológicas, o ideal é que o ambiente receba a luz natural do dia.
Para os espaços mais escuros ou para o uso durante a tardinha/noite, a iluminação artificial deve ser utilizada observando que a lâmpada clara estimula o trabalho e as amarelas são mais relaxantes.


ORGANIZAÇÃO

O espaço ideal em uma mesa para o aluno do EAD deve ter:

- Espaço para o notebook e para os braços (para digitar, navegar tranquilamente);
- Espaço para as canetas, marca-textos, borracha, lápis, post-its (o ideal é utilizar repositórios, caixinhas, organizadores e boxes para guardá-los organizadamente);
- Espaço para o caderno e para os livros;


COMO MONTAR O HOME OFFICE/ESPAÇO DE ESTUDOS IDEAL
Pinterest: blcorporativo.blogspot.com


SILÊNCIO

Se você puder escolher um cômodo da casa que seja o mais silencioso possível, é o ideal.
Porém, em muitos casos, como o meu, precisamos improvisar e organizar o próprio quarto para os estudos.

De todo modo, mantenha a porta fechada e reforce a importância do silêncio para você.

COMO MONTAR O HOME OFFICE/ESPAÇO DE ESTUDOS IDEAL

Pinterest:
Binnenhuisinspiratie, Interieur blogger Jellina Detmar

CONFORTO

Você passará, pelo menos, uma hora seguida sentado em uma cadeira e olhando para o
mesmo lugar.


É importante que seu corpo fique em uma posição confortável.

- Assegure-se de que a mesa está na altura adequada para os seus braços escreverem e digitarem;
- Certifique-se de que o notebook/tablet esteja em uma altura adequada para a inclinação de sua cabeça; - Verifique se seu corpo fica confortável na cadeira, se ela possui suporte para os braços e se o encosto está regulado corretamente.

OUTROS DETALHES NEM TÃO FUNDAMENTAIS

(mas que podem melhorar o seu ambiente de estudos)

- Durante os estudos é bom se manter hidratado (e dar uma pausa para um lanchinho, claro). Por isso, deixe um copo com água ou uma xícara de café na mesa;
- Um quadrinho com uma frase inspiradora, uma lousa com um uma citação bonita, uma porta-retratos com a foto de alguém que você ama podem te manter motivado. Vale qualquer coisa que te mantenha inspirado. Eu, por exemplo, tenho um porta retrato com uma imagem do meu maior sonho no momento, aquilo pela qual eu me coloco nesse espaço e estudo todos os dias;
- Uma planta pequena sobre a mesa ou grande em um vaso ao lado da mesa, dependendo da planta, pode ajudar na limpeza do ar e dar um toque de vivacidade ao espaço.


COMO MONTAR O HOME OFFICE/ESPAÇO DE ESTUDOS IDEAL
Pinterest: Decor Fácil

- Se você ama muito o seu curso e quiser tematizar o espaço, também é bacana. Só fique atento para não colocar objetos que tirem a sua concentração. Eu, por exemplo, estou elaborando um mural com as jornalistas que me inspiram. Se você quiser, pode adicionar mapas na parede ou projetos arquitetônicos, por exemplo.

Lembrete: Fique à vontade para divulgar o conteúdo do blog, desde que sejam atribuídos os créditos com os devidos links para o conteúdo original – post ou página.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Planner de Estudos em PDF Grátis Para Imprimir (Estudo Bacana©)

O planner é uma ferramenta de planejamento e organização - como uma agenda, mas muito mais detalhada.  Utilizar um planner específico para os estudos pode aumentar em níveis surpreendentes o seu foco no que é importante, a sua noção de onde você está dentro da programação e o que há por vir. No artigo de você você vai descobrir: O que é um planner A vantagens de utilizar um planner específico para estudos Como é o planner gratuito do Estudo Bacana Como baixá-lo E cá entre nós... não é porque é uma criação aqui do Estudo Bacana, mas o planner é lindo , completissimo e feito como um presente para vocês leitores do blog ... de tirar o chapéu! O Planner de Estudos gratuito do Estudo Bacana possui dois modelos com 14 páginas cada um. O que é um planner de estudos? A palavra planner , traduzida do inglês para o português, significa planejador . E é exatamente isso o que faz essa espécie de agenda.  Um planner pessoal pode possuir seções que tem o objetivo de planejar diversas áreas:  Proje

15 Dicas para um Caderno Bonito e Organizado (o mais completo - 2021)

Você já viu um caderno esteticamente bonito e organizado? Faça uma busca rápida pelo Google Imagens, no Pinterest, em Studygrams e aqui no blog e você verá em alguns exemplos a forma como os conteúdos são bem distribuídos nas folhas, coloridos e harmoniosos. Mas você sabia que ter um caderno organizado em termos de espaçamento, cores e fontes pode influenciar o seu desempenho na hora de revisar o conteúdo? Por que ter um caderno organizado? Para muito além da beleza, a estética das anotações em um caderno podem trazer benefícios como: Facilidade de localizar conceitos, definições e trechos importantes para as provas; Demonstrar a capacidade de síntese e de organização; Mostrar o seu capricho e dedicação aos estudos. Nesse artigo, reuni todas as melhores dicas de estudantes para construir um caderno com anotações bonitas e organizadas . Observação importante: procurei exaustivamente pela autoria dos cadernos mostrados aqui, mas para alguns não foi possível identificá-los. Caso você con

Pauta Jornalística: como fazer passo a passo + 3 modelos editáveis gratuitos

Imagem de Daniel Friesenecker por Pixabay Você precisa criar uma pauta para produzir uma matéria, mas não sabe como começar? Tem dúvidas sobre quais itens colocar? Não se preocupe : neste artigo você vai encontrar o passo a passo para construir uma excelente pauta. A pauta é o principal instrumento do jornalista para o desenvolvimento de seu trabalho. Com base nas informações colocadas nesse documento o repórter conseguirá guiar as entrevistas, determinar o enfoque da matéria e fazer as imagens e observações mais interessantes para a produção. Inicialmente, a produção da pauta era responsabilidade dos pauteiros, mas com o mercado de trabalho exigindo cada vez mais profissionais multitarefas e ágeis na dinâmica das redações, essa tarefa pode ser feita por editores. + Pode interessar : conheça os cargos e funções em uma redação jornalística + Veja também : quais são os departamentos de uma empresa de comunicação Esses profissionais, após receberem uma informação inicial ou algum indíci