Pular para o conteúdo principal

Como conciliar estudos e trabalho (dicas para otimizar o tempo e manter o foco)

O principal problema de quem estuda e trabalha é a falta de tempo, não é verdade?

Conciliar estudos e trabalho está condicionado à gestão do tempo.

As dicas indicadas abaixo têm o objetivo de otimizar o tempo de modo que seja possível, na correria do dia a dia, manter um bom rendimento nos estudos e também no trabalho.

Nesse texto eu vou apresentar a você:

  • Dicas para conciliar estudos e trabalho;
  • Sugestões de textos do blog relacionados à produtividade.

Fique comigo na leitura desse post e não deixe de comentar se essas dicas foram úteis para você.

Como conciliar estudos e trabalho (dicas para otimizar o tempo e manter o foco)

Como conciliar estudos e trabalho | Dicas para otimizar o tempo e manter o foco

Organize sua rotina

Determinar previamente as principais atividades dentro de um cronograma, um calendário ou uma agenda vai otimizar muito o seu tempo.

Se você sabe que terá um tempinho extra para estudar durante a semana, por exemplo, mas deixa para decidir o que estudar na hora, parte do seu tempo será empregado nessa decisão que você poderia já ter tomado e poupado tempo.

Escolha um dia tranquilo no final de semana e se organize de forma coerente, ou seja, considere o que você realmente conseguirá fazer durante a semana considerando a distribuição das atividades e do tempo.

Aproveite todo o tempo disponível

No intervalo do trabalho

Eu me lembro de fazer, aos finais de semana, uma espécie de fichamento de conteúdos para cada prova programada para a semana ou para os próximos dias e levá-los para o trabalho.

Nos 15 minutinhos de intervalo que eu tinha para fazer um lanche, eu levava o fichamento e revisava todos os tópicos.

Funcionava muito.

No dia da prova eu relia o material - também no meu horário de lanche - e, na hora da prova,
eu me lembro de muitos casos em que esse reestudo me ajudou muito.

Como conciliar estudos e trabalho (dicas para otimizar o tempo e manter o foco)
Imagem de Welcome to all and thank you for your visit ! ツ por Pixabay

Dentro do ônibus

Eu ia à faculdade de transporte público - de ônibus - e era raro o dia em que eu conseguia um lugar para sentar.

Porém, quando eu conseguia a chance, aproveitava para abrir o caderno e estudar.

Às vezes no próprio ponto de ônibus eu também aproveitava o momento raro de tranquilidade para retomar um assunto ou outro.

Aos finais de semana

Os finais de semana são excelentes para quem tem uma rotina mais pesada durante a semana (apesar de sabermos que algumas pessoas também trabalham aos sábados e domingos).

Aproveite esses dias para desafogar a carga de conteúdos a serem estudados durante a semana.

Como eu costumava aproveitar cada momento do meu tempo durante a semana para estudar (e antes dos estágios eu tinha as tardes livres também) os meus finais de semana eram mais tranquilos, eu costumava montar os fichamentos, escrever os relatórios e fazer os trabalho da faculdade.

Como conciliar estudos e trabalho (dicas para otimizar o tempo e manter o foco)

Mantenha o foco na atividade desenvolvida

Pelo bem ou pelo mal, temos que encarar a nossa realidade: estudamos e trabalhamos e precisamos conciliar essas duas atividades principais para alcançar o nosso objetivo, seja ele concluir a faculdade, se preparar para um concurso, aprender uma nova língua etc.

Conciliar estudos e trabalhos é, basicamente, equilibrar essas duas atividades de modo que ambas as áreas sejam feitas com excelência.

Por exemplo: obtendo boas notas na faculdade e realizando o trabalho com eficiência e bons resultados.

Por isso, é fundamental se dedicar a cada uma dessas atividades integral e exclusivamente.

Se você optar por revisar alguma matéria durante o horário de almoço ou de pausa no trabalho, aproveite esse período, mas, ao voltar ao horário de expediente, esforce-se para retomar o foco na atividade desenvolvida.

De nada adianta tentar aproveitar ao máximo o tempo para estudar, mas não desenvolver bem o seu trabalho. Isso não é conciliar.

+ Pode interessar: 5 dicas para ser mais produtivo nos estudos e no trabalho

Como conciliar estudos e trabalho (dicas para otimizar o tempo e manter o foco)

Utilize ferramentas tecnológicas

Nós, alunos do Ensino a Distância, temos as facilidades da tecnologia na disponibilidade dos conteúdos acessíveis 24 horas por dia nos formatos de texto escrito, vídeo, slides, infográficos, áudios e muito mais.

Mas mesmo os alunos de cursos presenciais ou os candidatos a concursos públicos e aprendizes de novas línguas podem utilizar algumas tecnologias que, promovendo a otimização do tempo, podem ajudar o aluno a conciliar suas duas atividades principais:

Podcasts (podem ser ouvidos no trânsito, nas pausas do trabalho, a distância, sem a necessidade de se deslocar até um local físico para estudar);

E-mail e plataformas de ensino online (facilitam o envio e recebimento de conteúdos, desta forma você otimiza o seu tempo não precisando sair mais cedo do trabalho ou chegar mais tarde para entregar um trabalho. Isso é conciliar.

Infelizmente, nem todo mundo tem o privilégio de se dedicar somente aos estudos.

Em algumas situações será necessário sacrificar alguns momentos de lazer ou algumas horinhas de sono, mas seguindo as dicas apresentadas você já vai tornar essa rotina mais fácil.

Você acha que o seu objetivo vale a pena? Então organize-se para realizá-lo, dia após dia, nas condições que você tiver.

+ Veja também: 5 playlists no Spotify para te ajudar a manter a concentração nos estudos

Lembrete: Fique à vontade para divulgar o conteúdo do blog, desde que sejam atribuídos os créditos com os devidos links para o conteúdo original – post ou página.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Planner de Estudos em PDF Grátis Para Imprimir (Estudo Bacana©)

O planner é uma ferramenta de planejamento e organização - como uma agenda, mas muito mais detalhada.  Utilizar um planner específico para os estudos pode aumentar em níveis surpreendentes o seu foco no que é importante, a sua noção de onde você está dentro da programação e o que há por vir. No artigo de você você vai descobrir: O que é um planner A vantagens de utilizar um planner específico para estudos Como é o planner gratuito do Estudo Bacana Como baixá-lo E cá entre nós... não é porque é uma criação aqui do Estudo Bacana, mas o planner é lindo , completissimo e feito como um presente para vocês leitores do blog ... de tirar o chapéu! O Planner de Estudos gratuito do Estudo Bacana possui dois modelos com 14 páginas cada um. O que é um planner de estudos? A palavra planner , traduzida do inglês para o português, significa planejador . E é exatamente isso o que faz essa espécie de agenda.  Um planner pessoal pode possuir seções que tem o objetivo de planejar diversas áreas:  Proje

15 Dicas para um Caderno Bonito e Organizado (o mais completo - 2021)

Você já viu um caderno esteticamente bonito e organizado? Faça uma busca rápida pelo Google Imagens, no Pinterest, em Studygrams e aqui no blog e você verá em alguns exemplos a forma como os conteúdos são bem distribuídos nas folhas, coloridos e harmoniosos. Mas você sabia que ter um caderno organizado em termos de espaçamento, cores e fontes pode influenciar o seu desempenho na hora de revisar o conteúdo? Por que ter um caderno organizado? Para muito além da beleza, a estética das anotações em um caderno podem trazer benefícios como: Facilidade de localizar conceitos, definições e trechos importantes para as provas; Demonstrar a capacidade de síntese e de organização; Mostrar o seu capricho e dedicação aos estudos. Nesse artigo, reuni todas as melhores dicas de estudantes para construir um caderno com anotações bonitas e organizadas . Observação importante: procurei exaustivamente pela autoria dos cadernos mostrados aqui, mas para alguns não foi possível identificá-los. Caso você con

Pauta Jornalística: como fazer passo a passo + 3 modelos editáveis gratuitos

Imagem de Daniel Friesenecker por Pixabay Você precisa criar uma pauta para produzir uma matéria, mas não sabe como começar? Tem dúvidas sobre quais itens colocar? Não se preocupe : neste artigo você vai encontrar o passo a passo para construir uma excelente pauta. A pauta é o principal instrumento do jornalista para o desenvolvimento de seu trabalho. Com base nas informações colocadas nesse documento o repórter conseguirá guiar as entrevistas, determinar o enfoque da matéria e fazer as imagens e observações mais interessantes para a produção. Inicialmente, a produção da pauta era responsabilidade dos pauteiros, mas com o mercado de trabalho exigindo cada vez mais profissionais multitarefas e ágeis na dinâmica das redações, essa tarefa pode ser feita por editores. + Pode interessar : conheça os cargos e funções em uma redação jornalística + Veja também : quais são os departamentos de uma empresa de comunicação Esses profissionais, após receberem uma informação inicial ou algum indíci