Pular para o conteúdo principal

9 livros estudados no 1º período do curso de Jornalismo: bibliografia básica

Que tal aproveitar o feriadão para atualizar as leituras? 📚

Se você está interessado em começar o curso de Jornalismo ou qualquer outro da área de Comunicação, se já é aluno ou se quer enriquecer a sua lista de leitura, confira essa lista que eu preparei com todos os livros recomendados na bibliografia básica do 1º período do meu curso de jornalismo.

Nesse post eu vou apresentar a você:

  • Os livros da bibliografia básica de quatro das disciplinas que eu estudei no 1º período do curso de Jornalismo.

Fique comigo na leitura desse post e não deixe de comentar se desejar mais alguma informação.

9 livros estudados no 1º período do curso de Jornalismo: bibliografia básica

Consultei o Plano de Ensino de todas as disciplinas cursadas no 1º módulo e fiz essa lista bem simples com todos os livros recomendados na bibliografia básica.

Para ver todas as disciplinas cursadas no Módulo 1 e no Módulo 2, clique nos links.

Texto e Construção Social


Linguagem e Ideologia, José Luiz Fiorin (2000)
Oficina de Texto, Carlos Alberto Faraco e Cristóvão Tezza (2008)
A vírgula, considerações sobre seu ensino e seu emprego, Celso Luft (2007)

Imagem e Construção Social


Tudo sobre fotografia, Michael Bussele (2004)
O novo manual de fotografia, John Hedgecoe (2005)
Introdução à análise da imagem, Joly Martine (2006)

Jornalismo na Sociedade


Teoria do Jornalismo, Felipe Pena (2013)
Teorias do Jornalismo: a tribo jornalística - uma comunidade interpretativa transnacional, Nelson Traquina (2013)
Teorias do Jornalismo: por que as notícias são como são, Nelson Traquina (2012)

Estudos Sociais


Plano de Ensino temporariamente indisponível :(

Lembrete: Fique à vontade para divulgar o conteúdo do blog, desde que sejam atribuídos os créditos com os devidos links para o conteúdo original – post ou página.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Planner de Estudos em PDF Grátis Para Imprimir (Estudo Bacana©)

O planner é uma ferramenta de planejamento e organização - como uma agenda, mas muito mais detalhada.  Utilizar um planner específico para os estudos pode aumentar em níveis surpreendentes o seu foco no que é importante, a sua noção de onde você está dentro da programação e o que há por vir. No artigo de você você vai descobrir: O que é um planner A vantagens de utilizar um planner específico para estudos Como é o planner gratuito do Estudo Bacana Como baixá-lo E cá entre nós... não é porque é uma criação aqui do Estudo Bacana, mas o planner é lindo , completissimo e feito como um presente para vocês leitores do blog ... de tirar o chapéu! O Planner de Estudos gratuito do Estudo Bacana possui dois modelos com 14 páginas cada um. O que é um planner de estudos? A palavra planner , traduzida do inglês para o português, significa planejador . E é exatamente isso o que faz essa espécie de agenda.  Um planner pessoal pode possuir seções que tem o objetivo de planejar diversas áreas:  Proje

15 Dicas para um Caderno Bonito e Organizado (o mais completo - 2021)

Você já viu um caderno esteticamente bonito e organizado? Faça uma busca rápida pelo Google Imagens, no Pinterest, em Studygrams e aqui no blog e você verá em alguns exemplos a forma como os conteúdos são bem distribuídos nas folhas, coloridos e harmoniosos. Mas você sabia que ter um caderno organizado em termos de espaçamento, cores e fontes pode influenciar o seu desempenho na hora de revisar o conteúdo? Por que ter um caderno organizado? Para muito além da beleza, a estética das anotações em um caderno podem trazer benefícios como: Facilidade de localizar conceitos, definições e trechos importantes para as provas; Demonstrar a capacidade de síntese e de organização; Mostrar o seu capricho e dedicação aos estudos. Nesse artigo, reuni todas as melhores dicas de estudantes para construir um caderno com anotações bonitas e organizadas . Observação importante: procurei exaustivamente pela autoria dos cadernos mostrados aqui, mas para alguns não foi possível identificá-los. Caso você con

Pauta Jornalística: como fazer passo a passo + 3 modelos editáveis gratuitos

Imagem de Daniel Friesenecker por Pixabay Você precisa criar uma pauta para produzir uma matéria, mas não sabe como começar? Tem dúvidas sobre quais itens colocar? Não se preocupe : neste artigo você vai encontrar o passo a passo para construir uma excelente pauta. A pauta é o principal instrumento do jornalista para o desenvolvimento de seu trabalho. Com base nas informações colocadas nesse documento o repórter conseguirá guiar as entrevistas, determinar o enfoque da matéria e fazer as imagens e observações mais interessantes para a produção. Inicialmente, a produção da pauta era responsabilidade dos pauteiros, mas com o mercado de trabalho exigindo cada vez mais profissionais multitarefas e ágeis na dinâmica das redações, essa tarefa pode ser feita por editores. + Pode interessar : conheça os cargos e funções em uma redação jornalística + Veja também : quais são os departamentos de uma empresa de comunicação Esses profissionais, após receberem uma informação inicial ou algum indíci