Pular para o conteúdo principal

4 ferramentas gratuitas de organização para estudantes

A capacidade de organizar é fundamental em diferentes áreas.

Nos estudos não poderia ser diferente, já que nesse processo é necessário estabelecer a ordem dos conteúdos a serem estudados, a carga horária, os instrumentos a serem utilizados e o método de estudo, entre outros pontos.

Para auxiliar o estudante a cumprir as tarefas acima - ou parte delas - existem ferramentas gratuitas que oferecem uma série de funcionalidades e que estão disponíveis em praticamente todas as lojas de aplicativos de qualquer smartphone, além de terem, também,
as opções para desktop.

Se você estava procurando por dicas de quem já usou e aprovou aplicativos para organização dos estudos, confira o que eu vou apresentar a você:

  • 4 aplicativos gratuitos para organização dos estudos;
  • Um resumo das principais funções de cada app;
  • Imagens e links para os tutoriais de uso das ferramentas.

Fique comigo na leitura desse texto e não deixe de comentar o que você achou das recomendações!

4 ferramentas gratuitas de organização para estudantes

FERRAMENTAS DE ORGANIZAÇÃO GRATUITAS

1. GOOGLE DRIVE


Essa é uma das plataformas de armazenamento e compartilhamento de arquivos "em nuvem" mais conhecidas.

É no Google Drive, inclusive, que eu disponibilizo alguns dos materiais para download do blog, como os modelos editáveis de pauta jornalística.

Existem outras plataformas muito semelhantes e tão conhecidas e utilizadas quanto, como o OneDrive, o Icloud e o Dropbox.

A minha recomendação do Google Drive se dá em razão de ser o serviço que eu utilizo com mais frequência e que tem atendido às minhas necessidades de organização.

Além disso, ele é totalmente integrado com outras aplicações do Google e pode ser baixado em dispositivos móveis (smartphones, tablets etc).

Aqui vai o link para o vídeo do canal Google para seu negócio, que ensina a utilizar o Google Drive.

A imagem abaixo é um print da minha área dentro do Google Drive.

Observem que é possível criar arquivos individuais de diferentes formados (texto, planilha, imagem, PDF) e organizá-los em pastas.

4 ferramentas gratuitas de organização para estudantes

2. KEEP

O Keep é outra ferramenta do Google que eu já utilizei e agrada muito pela forma dinâmica e simples de organizar:

Idéias;
Compromissos;
Projetos;
Conteúdos de todos os tipos em diferentes formatos: imagens, texto, desenho e áudio.

Essas informações são colocadas no aplicativo em formato de post-it's.

Uma excelente alternativa para quem não dispõe de espaço ou organização para os bloquinhos de notas físicos.

4 ferramentas gratuitas de organização para estudantes

Uma das principais vantagens é a facilidade de utilizar a ferramenta.

As opções são tão intuitivas que não é preciso muito tempo para dominar todas as funções.

Para os estudos você poderá utilizá-la para:

Anotar resumos;
Montar um cronograma de estudos;
Anotar informações importantes;
Montar um checklist de conteúdos a serem estudados;
Datas de atividades e provas... as possibilidades estão limitadas somente à criatividade de quem a usa.

Você também pode usá-la para compartilhar alguma nota com outras pessoas.

Se você está fazendo um trabalho para a faculdade ou para a escola, você pode compartilhar a nota com seus colegas.

Navegue pela página do Google que explica a ferramenta ou assista ao vídeo que explica rapidamente o Google Keep.

3. TRELLO

O Trello é semelhante ao Google Keep indicado acima, mas é a ferramenta que estou usando atualmente.

A princípio ele pode parecer um pouco complicado devido às muitas opções que oferece, mas um pouquinho de prática e alguns vídeos rápidos que os próprios criadores compartilham podem ajudar.

4 ferramentas gratuitas de organização para estudantes

Ele é EXCELENTE para organizar trabalhos e atividades em grupo porque permite reunir vários usuários e distribuir tarefas estipulando horários, dias e, ainda, checklists em que todos conseguem acompanhar quais tarefas foram completadas ou estão em andamento.

Entretanto, ele também funciona muito bem para ser usado individualmente.

Eu, por exemplo, utilizo o Trello para organizar as tarefas aqui do blog Estudo Bacana, do Instagram e do Pinterest.

4 ferramentas gratuitas de organização para estudantes


Para os estudos eu já utilizei muito o Trello quando fiz minha primeira graduação.

Aqui nesse link você encontra um guia hiper rápido de como usá-lo, e se você não achar suficiente 😅 aqui vai o link para um webinar organizado pela equipe do Trello (a duração de é 42').

O APP DA SUA FACULDADE

Isso mesmo!

Hoje em dia praticamente todas as instituições de ensino já desenvolveram aplicativos próprios para ajudar os alunos na organização de seus estudos e na obtenção de informações acadêmicas.

Esses são alguns dos serviços disponibilizados mais comumente nos apps:

Grade das disciplinas com os horários das aulas;
Acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem;
Acesso à biblioteca;
Acesso a serviços da secretaria do curso
Vídeo aulas e materiais didáticos (para os cursos em EAD)

Verifique junto à sua faculdade ou faça uma busca rápida na loja de aplicativos do seu smartphone (Google Play, Apple Store etc).

Lembrete: Fique à vontade para divulgar o conteúdo do blog, desde que sejam atribuídos os créditos com os devidos links para o conteúdo original – post ou página.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Planner de Estudos em PDF Grátis Para Imprimir (Estudo Bacana©)

O planner é uma ferramenta de planejamento e organização - como uma agenda, mas muito mais detalhada.  Utilizar um planner específico para os estudos pode aumentar em níveis surpreendentes o seu foco no que é importante, a sua noção de onde você está dentro da programação e o que há por vir. No artigo de você você vai descobrir: O que é um planner A vantagens de utilizar um planner específico para estudos Como é o planner gratuito do Estudo Bacana Como baixá-lo E cá entre nós... não é porque é uma criação aqui do Estudo Bacana, mas o planner é lindo , completissimo e feito como um presente para vocês leitores do blog ... de tirar o chapéu! O Planner de Estudos gratuito do Estudo Bacana possui dois modelos com 14 páginas cada um. O que é um planner de estudos? A palavra planner , traduzida do inglês para o português, significa planejador . E é exatamente isso o que faz essa espécie de agenda.  Um planner pessoal pode possuir seções que tem o objetivo de planejar diversas áreas:  Proje

15 Dicas para um Caderno Bonito e Organizado (o mais completo - 2021)

Você já viu um caderno esteticamente bonito e organizado? Faça uma busca rápida pelo Google Imagens, no Pinterest, em Studygrams e aqui no blog e você verá em alguns exemplos a forma como os conteúdos são bem distribuídos nas folhas, coloridos e harmoniosos. Mas você sabia que ter um caderno organizado em termos de espaçamento, cores e fontes pode influenciar o seu desempenho na hora de revisar o conteúdo? Por que ter um caderno organizado? Para muito além da beleza, a estética das anotações em um caderno podem trazer benefícios como: Facilidade de localizar conceitos, definições e trechos importantes para as provas; Demonstrar a capacidade de síntese e de organização; Mostrar o seu capricho e dedicação aos estudos. Nesse artigo, reuni todas as melhores dicas de estudantes para construir um caderno com anotações bonitas e organizadas . Observação importante: procurei exaustivamente pela autoria dos cadernos mostrados aqui, mas para alguns não foi possível identificá-los. Caso você con

Pauta Jornalística: como fazer passo a passo + 3 modelos editáveis gratuitos

Imagem de Daniel Friesenecker por Pixabay Você precisa criar uma pauta para produzir uma matéria, mas não sabe como começar? Tem dúvidas sobre quais itens colocar? Não se preocupe : neste artigo você vai encontrar o passo a passo para construir uma excelente pauta. A pauta é o principal instrumento do jornalista para o desenvolvimento de seu trabalho. Com base nas informações colocadas nesse documento o repórter conseguirá guiar as entrevistas, determinar o enfoque da matéria e fazer as imagens e observações mais interessantes para a produção. Inicialmente, a produção da pauta era responsabilidade dos pauteiros, mas com o mercado de trabalho exigindo cada vez mais profissionais multitarefas e ágeis na dinâmica das redações, essa tarefa pode ser feita por editores. + Pode interessar : conheça os cargos e funções em uma redação jornalística + Veja também : quais são os departamentos de uma empresa de comunicação Esses profissionais, após receberem uma informação inicial ou algum indíci