Pular para o conteúdo principal

15 ferramentas de produção e gestão de conteúdo para jornalistas

Para descobrir pautas, elaborar uma matéria, publicá-la e acompanhar a circulação do conteúdo, o jornalista pode contar com diversas ferramentas.

Algumas delas são criadas pelas próprias empresas de comunicação.

Outra grande parte faz parte de plataformas e programas originalmente criados para o divertimento e uso pessoal, mas que se tornaram verdadeiras jóias para os jornalistas.

As principais redes sociais, por exemplo, possuem dentro delas ferramentas que oferecem dados e funções úteis para o exercício da profissão.

E o melhor de tudo: gratuitamente.

Neste post eu vou apresentar a você:
  • Lista com as 12 ferramentas de gestão de conteúdo para jornalistas;
  • As 12 ferramentas de gestão de conteúdo para jornalistas divididas por seções do trabalho jornalístico com os resumos de cada uma delas;
  • 3 apps úteis para jornalistas.
15 ferramentas de produção e gestão de conteúdo para jornalistas

FERRAMENTAS DE GESTÃO DE CONTEÚDO PARA JORNALISTAS

1. Trend topics
2. Trending topics
3. Redes sociais para procurar personagens e fontes
4. Chats e bate-papos de redes sociais para entrevistas
5. Redes sociais para conhecer melhor a fonte
6. Redes sociais para conhecer assuntos especializados
7. Facebook - Live
8. Youtube - ao vivo
9. Twitter
10. Instagram
11. Google Analytics
12. Comscore
13. Adobe Photoshop Fix
14. Bigvu
15. HelloTalk 


As ferramentas serão indicadas por seções que compõem o trabalho jornalístico.

Não deixe de comentar se você conhece alguma outra que pode ser útil para a nossa profissão!

15 ferramentas de produção e gestão de conteúdo para jornalistas

PAUTAS

1. Trend topics

Ferramenta de pesquisa de tendências do Google.

É possível pesquisar por:

Palavra-chave;
Categoria;
Ano;
Região;
Sub-região;
Quais os assuntos mais procurados;
Descobrir o quanto as pessoas buscaram por determinado assunto ao longo de determinado período e muito mais.

Outra vantagem é que os dados são expostos de forma organizado, colorida e bem distribuída - não somente um conjunto de dados.

É um verdadeiro achado!

Navegue pelo site e descubra mais funcionalidades.

2. Trending topics

Trending topics são as palavras relacionadas aos assuntos mais postados e comentados no Twitter em formato de lista.

Semelhante ao trend topics do Google, os TT's (como também são conhecidos) referem-se somente a assuntos comentados dentro da rede social Twitter, mas é uma excelente fonte de dados para que se conheça os assuntos de interesse do público e a forma como ela é vista, interpretada e compartilhada.

15 ferramentas de produção e gestão de conteúdo para jornalistas

FERRAMENTAS DE PRODUÇÃO

3. Redes sociais para procurar personagens e fontes

É possível encontrar posts pelas diferentes redes sociais de jornalistas procurando por determinados personagens e fontes.

Se está sendo produzida uma matéria sobre atletas de determinado esporte, por exemplo, o jornalista pode pedir o auxílio de seus seguidores e amigos das redes para encontrar pessoas que sejam atletas e possam colaborar.

Esse tipo de atividade pode ser feita no Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram e em muitas outras redes sociais.

4. Chats e bate-papos de redes sociais para entrevistas

Com o grande uso das redes sociais por parte da grande maioria da população e em razão da rotina cheia de compromissos, muitos jornalistas não conseguem agendar horários para entrevistas presenciais com suas fontes.

Nesse sentido, os chats e bate-papos das redes sociais como o Messenger, WhatsApp, chats e directs podem promover esse intermédio entre os dois sem que haja a necessidade de deslocamento e conflito de agendas.

Vale lembrar, porém, que o contato pessoal ainda é a melhor alternativa.

5. Redes sociais para conhecer melhor a fonte

Muitos jornalistas já devem ter passado pela situação de entrevistar uma fonte de última hora e não tê-la conhecido suficientemente para enriquecer sua entrevista.

Nesse caso, visualizar as redes sociais do entrevistado pode revelar muitas coisas: as páginas curtidas indicam os hobbies, atividades, gostos musicais, partidos políticos, artistas preferidos, leituras e muito mais; as fotos e vídeos podem revelar predileções do entrevistado e sua rotina.

6. Redes sociais para conhecer assuntos especializados

No caso em que a pauta trata sobre um assunto mais especializado, conhecer uma página autenticada nas redes sociais pode fornecer informações verídicas e de forma acessível ao jornalista.

15 ferramentas de produção e gestão de conteúdo para jornalistas

COBERTURAS EM TEMPO REAL

7. Facebook - Live

O Facebook live permite a transmissão ao vivo para a audiência da rede social e já foi e é utilizada por veículos de comunicação transmissão alguns eventos noticiosos. O Jornal da Cultura, por exemplo, faz a transmissão ao vivo todos os dias do telejornal pela página do Facebook e pelo canal no Youtube.

Como no Facebook, oferece a função de transmissão ao vivo. Acontecimentos noticiosos ao retor do mundo são transmitidos todos os dias sobre os mais diferentes assuntos. Como mencionado na opção anterior, o Jornal da Cultura transmite o telejornal todos os dias ao vivo pelo Youtube.

9. Twitter

Outra rede social que também faz transmissões ao vivo.

10. Instagram

A rede social também oferece o recurso de transmissões ao vivo.

15 ferramentas de produção e gestão de conteúdo para jornalistas

FERRAMENTAS PARA ACOMPANHAMENTO DA CIRCULAÇÃO

11. Google Analytics

Essa ferramenta do Google é uma das mais populares para a obtenção de dados para acompanhamento de audiência online.

No G. Analytics é possível conhecer o número de acessos em tempo real ou por determinado período ao conteúdo publicado em um site de notícias/blog, de onde vem o tráfego (buscas orgânicas, redes sociais etc), interações com mídia social e muito mais.

Um excelente recurso e ideal para saber como está sendo a recepção do conteúdo pelo público.

A Comscore é uma ferramenta paga e muito utilizada por empresas de comunicação.

Oferece dados de circulação de conteúdo bem específicas e pode ser uma outra alternativa ainda mais completa ao Google Analytics.



Aplicativos úteis para jornalistas

O site da IJNET (Rede de jornalistas internacionais) fez, em 2017, uma relação de apps úteis para jornalistas que podem ser usados facilmente por meio de um smartphone, por exemplo, para edições de imagem, criação de apresentações e muito mais.

Confira a lista abaixo:

13. Adobe Photoshop Fix (disponível para IOS e Android)

Essa ferramenta da Adobe permite cortes, retoques, correções de cor e muitas outras funções de edição de imagens.

14. Bigvu (Disponível para IOS e Android)

Fiquei realmente impressionada com esse aplicativo GRATUITO (alguns serviços estão disponíveis somente na versão premium) que é um verdadeiro achado para o jornalista.

O smartphone se transforma em um verdadeiro estúdio jornalístico portátil porque nele é possível gravar vídeos e utilizar a tela como teleprompter e ainda é possível editar os vídeos e compartilhá-los.

15. HelloTalk (Disponível no iTunes e Google Play)

O HelloTalk pode fornecer aos jornalistas conexão com fontes em países estrangeiros, porque permite a tradução, correção gramatical e transcrição de áudio para texto (e vice versa).

Além disso ele também é uma espécie de mídia em que você consegue se comunicar com falantes nativos.

LEMBRETE: Fique à vontade para divulgar o conteúdo do blog, desde que sejam atribuídos os créditos com os devidos links para o conteúdo original – post ou página.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Planner de Estudos em PDF Grátis Para Imprimir (Estudo Bacana©)

O planner é uma ferramenta de planejamento e organização - como uma agenda, mas muito mais detalhada.  Utilizar um planner específico para os estudos pode aumentar em níveis surpreendentes o seu foco no que é importante, a sua noção de onde você está dentro da programação e o que há por vir. No artigo de você você vai descobrir: O que é um planner A vantagens de utilizar um planner específico para estudos Como é o planner gratuito do Estudo Bacana Como baixá-lo E cá entre nós... não é porque é uma criação aqui do Estudo Bacana, mas o planner é lindo , completissimo e feito como um presente para vocês leitores do blog ... de tirar o chapéu! O Planner de Estudos gratuito do Estudo Bacana possui dois modelos com 14 páginas cada um. O que é um planner de estudos? A palavra planner , traduzida do inglês para o português, significa planejador . E é exatamente isso o que faz essa espécie de agenda.  Um planner pessoal pode possuir seções que tem o objetivo de planejar diversas áreas:  Proje

15 Dicas para um Caderno Bonito e Organizado (o mais completo - 2021)

Você já viu um caderno esteticamente bonito e organizado? Faça uma busca rápida pelo Google Imagens, no Pinterest, em Studygrams e aqui no blog e você verá em alguns exemplos a forma como os conteúdos são bem distribuídos nas folhas, coloridos e harmoniosos. Mas você sabia que ter um caderno organizado em termos de espaçamento, cores e fontes pode influenciar o seu desempenho na hora de revisar o conteúdo? Por que ter um caderno organizado? Para muito além da beleza, a estética das anotações em um caderno podem trazer benefícios como: Facilidade de localizar conceitos, definições e trechos importantes para as provas; Demonstrar a capacidade de síntese e de organização; Mostrar o seu capricho e dedicação aos estudos. Nesse artigo, reuni todas as melhores dicas de estudantes para construir um caderno com anotações bonitas e organizadas . Observação importante: procurei exaustivamente pela autoria dos cadernos mostrados aqui, mas para alguns não foi possível identificá-los. Caso você con

Pauta Jornalística: como fazer passo a passo + 3 modelos editáveis gratuitos

Imagem de Daniel Friesenecker por Pixabay Você precisa criar uma pauta para produzir uma matéria, mas não sabe como começar? Tem dúvidas sobre quais itens colocar? Não se preocupe : neste artigo você vai encontrar o passo a passo para construir uma excelente pauta. A pauta é o principal instrumento do jornalista para o desenvolvimento de seu trabalho. Com base nas informações colocadas nesse documento o repórter conseguirá guiar as entrevistas, determinar o enfoque da matéria e fazer as imagens e observações mais interessantes para a produção. Inicialmente, a produção da pauta era responsabilidade dos pauteiros, mas com o mercado de trabalho exigindo cada vez mais profissionais multitarefas e ágeis na dinâmica das redações, essa tarefa pode ser feita por editores. + Pode interessar : conheça os cargos e funções em uma redação jornalística + Veja também : quais são os departamentos de uma empresa de comunicação Esses profissionais, após receberem uma informação inicial ou algum indíci