Pular para o conteúdo principal

13 livros estudados no 3º período do curso de Jornalismo

Aqui no Estudo Bacana já existe um post em que eu conto quais foram os livros estudados na bibliografia básica do 1º módulo do curso de Jornalismo.

Hoje, após ter concluído o 3º período do curso, venho compartilhar quais foram os 13 livros estudados nesse período. Nesse texto eu vou apresentar a você:
  • As 5 disciplinas do 3º período de Jornalismo;
  • Os 13 livros que compuseram a bibliografia básica das disciplinas;

Fique comigo na leitura desse post e não deixe de comentar se ele te ajudou de alguma forma.

13 livros estudados no 3º período do curso de Jornalismo

História da Mídia/Comunicação

Mídia e Produção Audiovisual: uma introdução. Autora Márcia Nogueira Alves. 2011;
Uma História Social da Mídia: de Gutenberg à Internet. Autores: Asa Briggs e Peter Burke. 2006;
Rádio: a mídia da emoção. Autor: Cyro César. 2015;
A mídia e a modernidade. Autor: John B. Thompson. 1995.

Teoria da Comunicação

Teorias da Comunicação. Autores: Antônio Holhfeldt e outros. 2001;
Teorias da Comunicação. Autor: Mauro Wolf. 1987;
Teoria da Comunicação - ideias, conceitos e métodos. Autor: Luís Mauro Sá Martino. 2014.

Teoria do Conhecimento

Métodos e técnicas de pesquisa. Autora: Mary Aparecida Ferreira da Silva.
Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Autor: Walter Benjamin. 1996;
Convite à filosofia. Autora: Marilena de Souza Chauí. 2001.

Teoria do Jornalismo

Teoria do Jornalismo. Autor: Felipe Pena. 2005;
Teorias do Jornalismo - Volume I: Por que as notícias são como são. Autor: Nelson Traquina. 2005;
Teorias da Comunicação de Massa. Autor: Mauro Wolf. 2005.

PL: Ensaio Acadêmico

Para o Projeto Laboratorial nós utilizamos muitos textos.

Cada aluno da turma deveria escolher o assunto que poderia ser:

"Teoria do Conhecimento";
"Teoria do Jornalismo";
"História da Comunicação"
"Teoria da Comunicação".

Para cada tema os alunos deveriam ler obras diferentes.

Algumas já faziam parte da referência bibliográfica das outras disciplinas e, outras, foram selecionadas exclusivamente para o desenvolvimento do Ensaio Acadêmico.

Porém, esses textos selecionados não eram necessariamente livros, mas teses e artigos.

Como a lista era meio extensa e não tive acesso a todas as obras, não consegui listar todos aqui.

Lembrete: Fique à vontade para divulgar o conteúdo do blog, desde que sejam atribuídos os créditos com os devidos links para o conteúdo original – post ou página.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Planner de Estudos em PDF Grátis Para Imprimir (Estudo Bacana©)

O planner é uma ferramenta de planejamento e organização - como uma agenda, mas muito mais detalhada.  Utilizar um planner específico para os estudos pode aumentar em níveis surpreendentes o seu foco no que é importante, a sua noção de onde você está dentro da programação e o que há por vir. No artigo de você você vai descobrir: O que é um planner A vantagens de utilizar um planner específico para estudos Como é o planner gratuito do Estudo Bacana Como baixá-lo E cá entre nós... não é porque é uma criação aqui do Estudo Bacana, mas o planner é lindo , completissimo e feito como um presente para vocês leitores do blog ... de tirar o chapéu! O Planner de Estudos gratuito do Estudo Bacana possui dois modelos com 14 páginas cada um. O que é um planner de estudos? A palavra planner , traduzida do inglês para o português, significa planejador . E é exatamente isso o que faz essa espécie de agenda.  Um planner pessoal pode possuir seções que tem o objetivo de planejar diversas áreas:  Proje

15 Dicas para um Caderno Bonito e Organizado (o mais completo - 2021)

Você já viu um caderno esteticamente bonito e organizado? Uma busca rápida pelo Google Imagens, no Pinterest ou em Studygrams e você fica impressionado com a forma como os conteúdos são bem distribuídos nas folhas, coloridos e harmoniosos. Mas você sabia que ter um caderno organizado em termos de espaçamento, cores e fontes pode influenciar o seu desempenho na hora de revisar o conteúdo? Por que ter um caderno organizado? Para muito além da beleza, a estética das anotações em um caderno podem trazer benefícios como: Facilidade de localizar conceitos, definições e trechos importantes para as provas; Demonstrar a capacidade de síntese e de organização; Mostrar o seu capricho e dedicação aos estudos. Nesse artigo, reuni todas as melhores dicas de estudantes para construir um caderno com anotações bonitas e organizadas . Observação importante: procurei exaustivamente pela autoria dos cadernos mostrados aqui, mas para alguns não foi possível identificá-los. Caso você conheça a autoria, por

Pauta Jornalística: como fazer passo a passo + 3 modelos editáveis gratuitos

Imagem de Daniel Friesenecker por Pixabay Você precisa criar uma pauta para produzir uma matéria mas não sabe como começar? Tem dúvidas sobre quais itens colocar? Não se preocupe : neste artigo você vai encontrar o passo a passo para construir uma excelente pauta. A pauta é o principal instrumento do jornalista para o desenvolvimento de seu trabalho. Com base nas informações colocadas nesse documento o repórter conseguirá guiar as entrevistas, determinar o enfoque da matéria e fazer as imagens e observações mais interessantes para a produção. Inicialmente, a produção da pauta era responsabilidade dos pauteiros, mas com o mercado de trabalho exigindo cada vez mais profissionais multitarefas e ágeis na dinâmica das redações, essa tarefa pode ser feita por editores. + Pode interessar : conheça os cargos e funções em uma redação jornalística + Veja também : quais são os departamentos de uma empresa de comunicação Esses profissionais, após receberem uma informação inicial ou algum indício